português español

NEWS

  • 29/11/2007
  • BRITTO DESTACA VITóRIA DA DEMOCRACIA EM DECISãO DO STF
  • Brasília, 28/11/2007 – “Uma vitória da democracia”. Este foi o primeiro comentário feito pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, ao tomar conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou, hoje, por unanimidade, a prisão imediata do delegado de polícia, Luiz Gonzaga Batista Júnior – filho de um ex-desembargador do TJ de Roraima – pelo assassinato do ex-conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo estado de Roraima, Paulo Coelho Pereira, em fevereiro de 2003. “O Supremo, ao determinar a prisão do filho de um magistrado envolvido no assassinato de um advogado, deixa claro que não se pode responder com autoritarismo e violência ao profissional que faz a defesa da cidadania o seu trabalho cotidiano”.

    Cezar Britto afirmou,ainda, que a decisão é dos ministros do STF é de muita importância porque ocorre em um momento que outro advogado, desta vez no Espírito Santo, sofre o mesmo tipo de violência por parte de um tenente da polícia militar do estado. “A decisão é um alerta neste e em todos os casos em que os advogados são vítimas daquelas autoridades que não compreenderam a sua função republicana.”, concluiu o presidente nacional da OAB.

    O advogado Paulo Coelho Pereira foi brutalmente assassinado em 1993, em Boa Vista, Roraima, logo após proferir discurso na sede da OAB local dizendo que continuaria a sua luta diária para moralizar o Tribunal de Justiça do estado.

    Fonte: OAB - 07:27hs